quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Tradução (do site em inglês www.laban.org pelo Google Tradutor)

Rudolf Laban (site em inglês)


http://www.laban.org/php/news.php?id=20

RESUMO
 
Rudolf Laban (1879-1958) nasceu no Império Austro-Húngaro. Laban foi um bailarino, coreógrafo e uma dança / movimento teórico. Um dos fundadores do Europeu de Dança Moderna, seu trabalho foi alargado através de seus colaboradores mais famosos, Mary Wigman, Kurt Jooss e Sigurd Leeder. Através de seu trabalho, Laban elevou o status da dança como uma forma de arte, e suas explorações na teoria e na prática da dança e do movimento transformou a natureza da bolsa de estudos de dança. Ele estabeleceu choreology, a disciplina de análise de dança, e inventou um sistema de notação de dança, agora conhecido como Labanotation ou Laban Kinetography. Laban foi a primeira pessoa a desenvolver a dança da comunidade e que estabeleceu a reforma do papel do ensino da dança, sublinhando a sua convicção de que a dança deve ser disponibilizada para todos.




Em 1948 Laban começou sua vida como a arte do movimento de estúdio em Manchester, e se mudou para Addlestone em Surrey, devido à expansão em 1953. Cinco anos depois, Rudolf Laban morreu. Em 1973, com a aposentadoria de Lisa Ullman, Marion do Norte tornou-se chefe da Escola (Diretor e Diretor), seguido pelo Bonnie Bird, Diretor Artístico, que se juntou o Art of Movement Studio, em 1974. The Art of Movement Studio foi rebatizado Laban Centre for Movement and Dance, em 1975, e mudou-se para novas instalações, em Nova Cruz, sudeste de Londres.

MAIS DETALHES
 
Rudolf Laban (1879-1958) era filho de uma figura de alto escalão militar do império austro-húngaro. Ele passou grande parte de seu tempo na Bósnia e Herzigovina, nas cidades de Sarajevo e Mostar, bem como o tribunal de círculo de Viena e da vida teatral de Bratislava. Ele foi educado em ambas as culturas ocidentais e orientais.




Rejeitando a carreira militar planejado para ele, ele se tornou um artista. Através de seus estudos de arquitetura na Écoles des Beaux Arts, em Paris, ele observou o corpo em movimento e seus espaços.



Trinta anos, mudou-se para Munique, o centro de arte da Alemanha. Lá ele se concentrou em revolucionar Bewegungskunst, as artes do movimento, passando os meses de verão em sua Escola de Artes no Monte Verita.



Em 1919 sua carreira importante na Alemanha começaram. Rudolf Laban fez uma dança, teatro empresa, uma câmara de companhia de dança teatro e abriu uma escola principal, um coro de circulação para amadores, escreveu artigos e livros, realizado, e criou obras de dança.



Durante os próximos dez anos, ele criou 25 escolas de Laban e coros para a educação dos filhos, os amadores, incluindo os homens, e bailarinos profissionais na Letónia, Zagreb, Paris e Alemanha, sempre mantendo um "laboratório de movimento" para a sua própria investigação.



Em 1927, mudou-se para Berlim, a abertura do Institut Choreographisches. Em 1929, suas festas de aniversário 50 mostram que ele estava no auge de uma carreira influente, não apenas como um líder do movimento Ausdrucktanz, mas como um intelectual reconhecido no campo da dança, teatro e estudo do movimento.



Ele foi nomeado diretor de circulação e coreógrafa para o Estado prussiano Teatros em Berlim, em 1930. Em 1934, numa Alemanha nazista, ele foi nomeado diretor do Deutsche Tanzbühne. Infringir o nazismo em 1936 quando, no auge de sua carreira, seu nome de trabalho e foi destruída pelo Governo Ministério da Propaganda. Muitos de seus seguidores emigraram, principalmente para os Estados Unidos, e em 1938 ele se refugiou na Grã-Bretanha.



Com a idade de sessenta anos, apoiado por Lisa Ullmann, ele começou uma nova fase em sua carreira. Ele trabalhou na indústria, a introdução de métodos de estudo do trabalho para aumentar a produção através de meios humanos, e influenciou profundamente a cultura da educação no movimento de abertura Grã-Bretanha, através de Lisa Ullmann, The Art of Movement Studio, em Manchester, em 1946.



Em 1953, os estúdios se mudou para uma propriedade rural doada em Weybridge. Em seus últimos anos, concentrou-se em movimento, como comportamento, estudando as necessidades comportamentais dos trabalhadores industriais e pacientes psiquiátricos. Isto permitiu-lhe estabelecer a base técnica para o que agora é a profissão de circulação e de terapia da dança, e uma base para o movimento expressivo de formação de atores.



Ele morreu em seus setenta anos no final de 1958. Mas a sua vida no trabalho em abundância surpreendente. Muitas pessoas não sabem que o que eles fazem é influenciado pela visão, energia e audácia criativa de Laban.



Rudolf Laban estava mal de saúde maior parte de sua vida de sofrimento do que hoje chamaríamos depressão maníaca espasmódica, que apareceu durante e após o esforço criativo excessivo e depois que ele percebeu como a rejeição de suas idéias. Ele era pobre toda a sua carreira, e nunca possuiu uma casa ou posses além de sua carteira de trabalho. Ele se casou duas vezes e teve nove filhos, apesar de sua vida familiar cessou quando sua carreira decolou em 1919. Ele desenvolveu e se baseou em uma série de aprendizes a seguir através de suas idéias, Mary Wigman sendo o primeiro, Marion Norte ser a última.



Idéias de Rudolf Laban foram influenciados pelas mudanças sociais e culturais da época e os contextos em que trabalhou dentro Os constrangimentos tradicionais contra demonstrando sentimento beign foram questionados, abrindo o caminho para uma libertação do corpo sentindo.



Rudolf Laban acreditava que a melhor maneira de defender esta liberdade foi espelhando-o em dança e artes do movimento. A descoberta de Freud da psique, já abriu uma porta fechada e sexualidade do corpo não precisa mais ser escondido. A arte do movimento foi pensado para ser um excelente meio para expressar esta nova liberdade, por homens e mulheres a dançar com os pés descalços e vestindo roupas pouco.



Em Paris e Munique (1900 - 1914) Rudolf Laban adquiriu sua atitude espiritual e de valor único, independentemente do género, estatuto social ou de educação permanente. Ele interpretou isso como valorizar os indivíduos própria escolha de movimento, e auto vocabulários iniciada.



Rudolf Laban testemunhou a resposta às mudanças culturais, artistas visuais, como Klimt, Kockoshka, Shiele, Cézanne, Matisse, Picasso e Kandinsky.



Ele se perguntou o que era o equivalente da revolução de artes visuais para as artes do movimento? Ele abandonou as limitações de passos tradicionais, a dependência da música para inspirar e dança estrutura, a necessidade de mímica de uma história para revelar um corpo, liberado para encontrar seus próprios ritmos, criar seus próprios passos e deleite-se no meio do espaço. Tanz Der Freier nasceu.



Sua busca para o vocabulário básico do movimento expressivo identificados os fatores básicos do fluxo de circulação, com o peso, que contém o tempo eo espaço.



Rudolf Laban escreveu artigos e livros e coros de dança formado por jovens atores masculinos e femininos em sua tentativa de introduzir uma cultura da dança contemporânea em massa de populações urbanas. Ele criou obras de dança de carácter festivo e participativo, que muitas vezes tratados em termos abstratos, com uma agenda social e espiritual para educar os dançarinos socialmente conscientes.



A Primeira Guerra Mundial pôs fim ao posicionamento social e isso se refletiu na arte teatral, descartando o posicionamento tradicional dos atores. Ele removeu o sistema hierárquico de companhias de balé e substituiu-o com o conjunto democrático.



Rudolf Laban e visitou obras criadas para a sua empresa grande e empobrecida. Suas obras exploraram temas sociais como os seus homólogos drama fez (por exemplo, Brecht), como construtivista artistas visuais que (por exemplo, Malevitch) e caricaturistas como fez (por exemplo, Grosz).



Rudolf Laban e seu discípulo Kurt Jooss dança feita em uma força social, a criação de políticas anti-ballets guerra e anti-ballets de pobreza em 1930.
 
DANÇA NO ÓPERA 




O público estava confusa, tanto exaltado pela regra de quebrar o desafio de uma dança que mostrou # libertados, alargada, dança reforçada "ou enfurecido ao desafio da tradição. Os críticos eram rapturously pró ou anti agressivamente, dança e ópera nunca poderia ser a mesma.



Rudolf Laban fundamentalmente destacou como um experimentador com processos coreográficos e não foi um coreógrafo de sucesso dos produtos. Ele precisava de outro para polonês suas obras uma vez que ele tinha completado os primeiros experimentos.



O que define Labão, além de outros pioneiros da dança no início deste século? Ele era tanto um artista criativo e um teórico criativo em casa, no estúdio e no laboratório, igualmente capazes de expressar-se através do movimento e da escrita.



Seu legado não está na excelente obra de teatro de dança, mas nas práticas de estúdio e métodos teóricos impulsionado pela prática do movimento.

 
ALFABETIZAÇÃO DANCE




Paixão Rudolf Laban era estabelecer a dança como uma arte em pé de igualdade com as artes da sua irmã, um lugar que nunca tinha realizado. Tinha que estabelecer um meio através do seu próprio sexo, portanto, em seu ardente desejo de encontrar uma notação para dança. Sem dança alfabetização nunca seria levado a sério pela elite cultural.



Rudolf Laban passou vinte anos compreensão movimento suficiente para criar sinais no papel que poderia representar partes do corpo em movimento no espaço e no tempo de forma dinâmica. Hoje, como Labanotation, o seu sistema atende às necessidades do mundo da dança moderna. Assim como a notação musical tem de se adaptar à evolução das necessidades dos compositores. Assim Labanotation tem que crescer para lidar com as necessidades modernas e tecnologias.



CONCLUSÃO



Que aspectos da sua obra ainda fornecer uma base para o desenvolvimento no século 21?

O multifacetado e em constante evolução da natureza das formas de Labão saída simultaneamente um desafio e uma dificuldade para os estudantes de sua obra. Ninguém pode abranger tudo.



Cursos de formação Major dança oferecer um trabalho de Laban em seus currículos, mas estes não são, necessariamente, o seu legado primordial. Ele afirmava que não tinha método e não tinha vontade de ser apresentados como tendo um. Em vez de um espírito de investigação é o principal legado que une o corpo disperso e diversificado de pessoas que usam seu trabalho.

3 comentários:

  1. Oi, Lucimeire! Tudo bem?
    Primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo excelente trabalho! Sou terapeuta ocupacional, professora do curso de Graduação em Terapia Ocupacional da UFRJ e ex-professora de Corporeidade e Arte do Movimento - Curso de Terapia Ocupacional - do IFRJ. Desde formada pesquiso e utilizo o Sistema Laban na minha prática. Gostaria de manter contato. Meu email é fernanda.to@gmail.com
    Abraço, Fernanda Marinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! Tudo bem! Que tudo de bom, parabéns por seu trabalho! Obrigada pelo elogio, fiz o blog para estudar mais depois que apresentei uma dinâmica na aula e a professora me alertou que eu precisava me aprofundar mais no raciocício do Laban. Me desculpe não ter escrito antes, na verdade eu parei de verificar o blog depois que interrompi o curso de T.O. pois tive duas filhas e não estava conseguindo estudar, então decidi me dedicar à maternidade. Agora estou estudando novamente para o Enem/Vestibular, pois o prazo para eu retornar ao curso já caducou. Abraço, tudo de bom para você!

      Excluir
    2. Que legal vi que uma ex prof. minha está trabalhando na UFRJ também, a Renata Mecca. Parabéns pra vocês, mulheres de ouro!

      Excluir